quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Barramentos

Barramentos de sistema que irão ser abordados neste tópico:
Front Side bus (FSB) 
Hyper Transport (AMD) 
QuickPath Interconnect (INTEL)


FSB, cuja sigla significa FrontSideBus é o que faz a ligação entre o processador e o chipset.

A largura de banda máxima do barramento frontal é determinado pelo produto da largura da via de dados, frequência de clock (ciclos por segundo) e a quantidade de transferências de dados realizadas por ciclo do clock. Por exemplo, um FSB com largura de 32 bits (4 bytes) operando a uma frequência de 100 MHz e que realize 4 transferências por ciclo, possui uma largura de banda de 1600 megabytes por segundo (MB/s).


HyperTransport é um barramento que permite que o processador receba e envie informação ao mesmo tempo pois é bidirecional com uma grande largura de banda, baixa latência e de maneira escalável. 
O padrão da tecnologia é aberto, sendo gerenciado e promovido por um consórcio de empresas denominado HyperTransport Consortium. Esta tecnologia é utilizada pela AMD e pela Transmeta em seus processadores x86 e pela NVIDIA em seus chipsets.




No Barramento, Quickpath interconnect, há uma conexão ponto-a-ponto unidirecional de alta velocidade, disponibilizada e desenvolvida na segunda metade de 2008 pelo Intel MMDC (Massachusetts Microprocessor Design Center) e membros da DEC Alpha's Development Group (adquirida pela Intel). É utilizado em processadores para interligação com dispositivos de I/O, tais como placas de vídeo e controladoras.

Com o Quickpath os processadores, passam a utilizar uma arquitetura de conexão direta para comunicação externa. Os processadores que implementam o Quickpath como o core i7 contam ainda com um controlador de memória DDR3 integrado de 3 canais, o que aumenta a largura de banda total do processador e particularmente diminui a latência de acesso a memória, já que com o controlador implementado diretamente no processador, a memória é acessada diretamente, o que não acontecia com o Front Side Bus, onde os dados que transmitiam entre a memória e o processador passavam por esse barramento, criando assim um funil.


Sem comentários:

Enviar um comentário