Front Side bus (FSB)
QuickPath Interconnect (INTEL)
FSB, cuja sigla significa FrontSideBus é o que faz a ligação entre o processador e o chipset.
A largura de banda máxima do barramento frontal é determinado pelo produto da largura da via de dados, frequência de clock (ciclos por segundo) e a quantidade de transferências de dados realizadas por ciclo do clock. Por exemplo, um FSB com largura de 32 bits (4 bytes) operando a uma frequência de 100 MHz e que realize 4 transferências por ciclo, possui uma largura de banda de 1600 megabytes por segundo (MB/s).
O padrão da tecnologia é aberto, sendo gerenciado e promovido por um consórcio de empresas denominado HyperTransport Consortium. Esta tecnologia é utilizada pela AMD e pela Transmeta em seus processadores x86 e pela NVIDIA em seus chipsets.
No Barramento, Quickpath interconnect, há uma conexão ponto-a-ponto unidirecional de alta velocidade, disponibilizada e desenvolvida na segunda metade de 2008 pelo Intel MMDC (Massachusetts Microprocessor Design Center) e membros da DEC Alpha's Development Group (adquirida pela Intel). É utilizado em processadores para interligação com dispositivos de I/O, tais como placas de vídeo e controladoras.
Sem comentários:
Enviar um comentário